Os especialistas em Direito Criminal se dedicam à defesa de pessoas físicas ou jurídicas, começando pelas investigações e indo até o tribunal — embora uma das atribuições do profissional é não deixar que o seu cliente seja levado a julgamento.
Osespecialistas em Direito Criminal não atuam somente na defesa, mas também na representação de vítimas de crimes. Ou seja, aquele que sofre com a prática de um delito também pode ser defendido por um advogado criminalista.
Além de atuar em escritórios particulares, o Direito Criminal também tem o seu espaço nos cargos públicos. Um dos exemplos é a Defensoria Pública da União ou dos Estados.
Para chegar lá, o profissional deve realizar algumas provas, comprovar a graduação em Direito, o tempo de atuação jurídica e ter sido aprovado no Exame da Ordem. Tudo conforme o edital.
Os cargos ocupados na área do Direito Criminal reservam ótimos salários. Logo no início da carreira, a média salarial costuma girar em torno de R$ 4.000,00. Já os promotores de justiça podem ganhar mais de R$ 20.000,00 por mês.
A carreira em Direito criminal
Quando pensamos em Direito Criminal, é comum que o tribunal seja a primeira imagem que vem a nossa mente. No entanto, a carreira não se resume a presença do profissional em julgamentos.
Quem trabalha com Direito Criminal pode atuar como apoio ao advogado que vai para a linha de frente participando das audiências, por meio de pesquisas aprofundadas sobre o cliente, sobre a situação ou no próprio Código Penal.
A carreira em Direito Criminaltambém não envolve somente crimes de assassinato, diferentemente do que estamos acostumados a ver nos seriados de TV. Entre os vários tipos de casos que o advogado criminalista atua, podemos destacar: